Sábado, 25 de Novembro de 2017
Grupos de Pesquisa
Ter, 01 de Setembro de 2009 16:26

INTRODUÇÃO

O Departamento de Informática da Universidade Federal do Maranhão conta com alguns grupos de pesquisa que, liderados por professores de seu quadro de docentes, reúnem alunos de graduação, pós-graduação, especialização e iniciação científica, visando desenvolver estudos acerca das mais novas tendências na área de Informática.

GRUPOS DE PESQUISA

GESEC - Grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Engenharia do Conhecimento

Apresentação

O Grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Engenharia do Conhecimento (GESEC) busca contribuir à qualidade do software e à produtividade no seu desenvolvimento através da construção e difusão de técnicas e ferramentas para a Engenharia de Software que integram avanços das técnicas e ferramentas da Engenharia do Conhecimento.

• Coordenação: Profa. Dra. Maria Del Rosario Girardi
  • Endereço: CCET/UFMA, Bloco 1, 1º Andar, Sala 204, Avenida dos Portugueses, s/n, Campus Universitário do Bacanga, CEP 65080-040, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Telefone: (98) 217-8297
  • Fax: (98) 217-8241
  • Sitemaae.deinf.ufma.br

GIA - Grupo de Informática Aplicada

Apresentação

O Grupo de Informática Aplicada (GIA), é formado por alunos e professores do Departamento de Informática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem como objetivo, como o próprio nome do grupo já afirma, promover a aplicação na sociedade do conhecimento que é desenvolvido na nossa instituição no que diz respeito à Informática.

• Coordenação: Prof. Dr. Anselmo Cardoso de Paiva
  • Endereço: CCET/UFMA, Bloco 1, 1o Andar, Avenida dos Portugueses, s/n, Campus Universitário do Bacanga, CEP 65085-580, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Telefone: (98) 217-8231
  • Sitewww.gia.deinf.ufma.br

LACMO - Laboratório de Aprendizado Computacional e Métodos de Otimização

Apresentação

O Laboratório de Aprendizado Computacional e Métodos de Otimização tem por objetivo realizar pesquisa multidisciplinar aplicável no desenvolvimento de sistemas computacionais de apoio ao diagnóstico e à tomada de decisão, destacando-se as seguintes áreas de atuação: Inteligência Computacional, Pesquisa Operacional, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos Paralelos.

• Coordenação: Prof. Dr. Alexandre César Muniz de Oliveira
  • Sitewww.deinf.ufma.br/~acmo/index_arquivos/Page1248.htm

LAWS - Laboratório de Sistemas Avançados da Web

Apresentação

O Laboratório de Sistemas Avançados da Web (Laboratory of Advanced Web Systems – LAWS) foi criado em 2007 com o intuito de realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo a infraestrutura da Web, Multimídia e suas aplicações. Suas principais áreas de atuação são: Avaliação de Desempenho, Qualidade de Serviço, Arquiteturas Orientadas a Serviços, Multimídia e TV Digital.

• Coordenação: Prof. Dr. Mário Antonio Meireles Teixeira
  • Endereço: CCET/UFMA, Bloco 5, Térreo, Avenida dos Portugueses, s/n, Campus Universitário do Bacanga, CEP 65085-580, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Sitewww.laws.deinf.ufma.br

SiSMo - Grupo de Engenharia de Sistemas e Mobilidade

Apresentação

O SisMo foi criado a partir de uma reestruturação do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) fundado 2005 com o objetivo de promover a pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Engenharia de Sistemas, Computação Distribuída e Móvel e Segurança em Computação. O SisMo possui como membros professores do Departamento de Informática da Universidade Federal do Maranhão (DEINF/UFMA) e do Departamento Acadêmico de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica (DAI/CEFET-MA). Atualmente, o SisMo congrega professores das áreas de engenharia de sistemas, sistemas distribuídos, computação móvel, avaliação de desempenho e segurança de sistemas computacionais.

• Coordenação: Prof. Dr. Francisco José da Silva e Silva
  • Sitewww.lsd.ufma.br